terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sobre Flores


O lírio é uma flor. E como toda flor, um dia o lírio foi semente. E a semente um dia foi trazida pelo vento, ou por uma abelha, ou por alguma outra força da natureza até onde ele está hoje. Então, o lírio teve que encontrar solo fértil e seguro, livre de predadores naturais, para poder crescer, se desenvolver e aí sim, deixar de ser semente e como todos os outros se tornar um lírio.

Um lírio. Algo que todos podem ver, cheirar e se admirar perante sua beleza e força. Um lírio que a gente se admira de existir assim tão belo e perfumado. Um lírio que apesar de todas as adversidades do vento, do Sol, da chuva forte, da seca, dos animais que poderiam destruí-lo, apesar de tudo isso e muito mais, está aí para quem quiser ver.

O lírio é uma flor e uma flor é sempre bela.

Rosa não é uma flor, Rosa é gente. Rosa não é como o lírio, Rosa não cresceu pra se mostrar pra toda gente. Rosa é medrosa e por isso não cresce. Rosa acha que se crescer não pode mais ser gente, acha que ser feliz é ser inocente. Rosa acha que ser feliz é deixar que os outros cuidem dela. Rosa está mais pra semente.

O lírio encontrou solo fértil para crescer. Rosa não, só o que encontrou foi solidão. Não teve amor porque Rosa não é flor, Rosa é gente e de gente ninguém se admira.

Rosa não é mais criança não. Rosa que já foi Rosinha cresceu, mas foi só no tamanho. Porque ela ainda acha que o bom mesmo é brincar de casinha. Fazer comidinha e cuidar de suas bonecas. Rosa só quer alguém com quem brincar.

O lírio pode viver só no meio da montanha, Rosa não. Rosa vive no meio de um mundo de gente só que ninguém olha pra Rosa não. Porque Rosa não é bonita e também não cheira como lírio. Rosa cheira gente e gente não é flor, gente é gente.
Rosa não cresce porque Rosa tem medo, mas também não pode voltar a ser Rosinha. O lírio não tem querer, o lírio só é. E o lírio é flor e toda flor nasce, cresce, procria e morre, porque flor não tem querer, flor é, e pronto.

Mas Rosa é gente e gente só é o que quer ser. E Rosa? Ah Rosa não quer crescer.
Rosa poderia ser pintora, Rosa poderia ser atriz, Rosa poderia ser aquilo que ela sempre quis. Mas Rosa não quer arriscar, acha que só vai se machucar. E então continua a mesma. Sem graça, sem cheiro, sem cor, sem nada pra gente se admirar.

Acha que tudo isso é sonho e sonho a gente sonha, não vive. Viver ela vive. Vive sonhando que tudo vai melhorar um dia e que nesse dia tudo vai ficar claro. Tão cristalino quanto a água. E então ela vai ser alguém, e não vai mais ter medo. Ela vai ser admirada como uma flor e todos vão querer estar perto dela.

Rosa um dia vai morrer, mesmo não sendo flor, porque gente também morre. Mas quem sabe antes de morrer Rosa possa criar coragem e ver que crescer é natural e que como a flor que um dia foi semente, ela também pode ser perfumada e cheia de cor. Porque

Rosa é gente e gente não é flor.

Gente é melhor que flor. Porque gente pode escolher o que quer ser, não só é. Rosa só precisa escolher, precisa encontrar solo fértil, precisa encarar os medos, porque Rosa não é flor. Rosa é gente e gente quando cresce além de ser admirada pela força, pela beleza e pelo perfume, gente brilha e todos se admiram.

Gente quando cresce, vira é estrela.




Você poderá gostar também:





Tempestade








Pensamentos

3 comentários:

  1. Tiago, gostei muito do texto!
    Crescer é uma escolha.Uma das melhores e mais difíceis escolhas!Muito crescimento para todos nós, que possamos nos tornar lírios. Um abraço pra vcs!!! Carol

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro deste texto!!!! Vc melhorou desde a primeira versao, nao foi? Adoro suas cronicas, mas sou muito mais apaixonada pelos seus contos. Pra mim, eles são mais profundos, e como mais profundos, mais verdadeiros, e como mais verdadeiros, mais humanos, e como mais humanos, mais vc, eu e todos nós.
    Adorei!!!!
    Que a Rosa que exista em todos nós possa enfrentar o medo de ser!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, muito bonito o texto!
    Tem tanta coisa nele que nem sei por onde começar. E seria injusto escolher um "tema" para comentar.
    "Individuação" seria reduzir o aspecto artístico a psicologuês.
    "Virar homem" soa pedreiro pra caraca...
    Man... então, simplesmente... parabéns!
    Na minha opinião, o melhor de todos em seu blog.

    Um abraço,

    D.

    ResponderExcluir