domingo, 9 de dezembro de 2012

O que você quer?






O que você quer?
Quem eu?
É você, tem mais alguém aqui por um acaso?!
Mas... Como assim o que eu quero? Eu comeria alguma coisa se é isso que você quer saber.
 Não, não é nada disso. O que você quer, o que você deseja pra sua vida?
Sei lá, nunca pensei nisso.
Como não?
 Ah sei lá, eu fui vivendo, fui fazendo e agora estou aqui, de amanhã eu não sei, vou indo e daqui a pouco já estou em outro lugar.
Mas você não se incomoda com essa falta de objetivos? Com esse viver tão solto, sem saber pra onde se vai e só conhecendo de onde veio?
E tem outro jeito? Você sabe por um acaso onde vai estar daqui a cinco anos?
Claro que sei! Até lá terei minha casa, meu carro estará pago, serei promovido no emprego e já terei meus dois filhos, um casal, Juliano e Juliana.
Mas como você pode ter certeza?
Não tenho. Só sei que é isso o que eu quero e querer é poder!
 Sério? Pois eu continuo querendo alguma coisa pra comer e até agora nada.
Não fala besteira, não há que se comparar um lanche com a vida.
Não sei não, pra mim não é tão diferente assim.
Como pode não ser tão diferente assim? Você só pode estar de brincadeira comigo, porque a vida não é brincadeira não. Um lanche você resolve num instante, mas a vida meu amigo, a vida é como um prédio em construção. Você tem que ir assentando tijolo por tijolo, com muito cuidado, tudo muito medido, se não a parede fica torta e você põe todo o edifício em risco.
E se eu não estiver construindo um edifício? E se tudo o que eu quero é uma casinha modesta. Quarto, sala e cozinha, mas com um quintal enorme onde a vida possa brotar, sem me preocupar, viver daquilo que a vida quiser me dar. Isso é tão errado?
Errado? Não sei se é errado. Mas acho que você estará perdido sem um objetivo. Uma pessoa sem objetivo é como um barco sem velas. À deriva no mar ele navega ao sabor das ondas.
Bom talvez seja assim. Talvez eu seja um barco sem velas. Mas eu confio no mar, confio que ele me levará a conhecer belas praias, com pessoas fantásticas e comidas exóticas. Já dizia o poeta. “Navegar é preciso, viver não”.
Pois é por isso que precisamos de um objetivo, de um plano A e pelo menos um B. Precisamos estar prontos para tudo aquilo que possa acontecer. O futuro é incerto e só o planejamento e um objetivo claro são as únicas coisas que podem nos dar algum controle sobre ele.
Controle? Pois você vai me desculpar, mas não há controle e o que você chama de planejamento é pura ilusão. Mania humana de querer prever o futuro como se estivesse no comando da locomotiva, quando na verdade está no último vagão olhando para o que já passou.
Ilusão ou não eu vou seguir assim. Seguirei meus planos e objetivos e daqui a cinco anos se não tiver conquistado aquilo que me programei, sei que estarei no caminho certo.
Pois eu estou como na canção, “não sei onde eu to indo, mas sei que to no meu caminho”.
Então estamos combinados. Você seguirá como um barco sem vela enquanto eu construirei meu edifício, tijolo por tijolo.... E sobre aquele papo de comer alguma coisa, topa ir até a padaria comer um lanche?
Claro.




Você poderá gostar também:





Sobre tatuagens










Pensamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário