domingo, 14 de abril de 2013

Segurança e proteção


Zygmunt Bauman


Na tentativa de compreender um pouco mais sobre o mundo em que vivemos tenho lido e visto um pouco de Zigmunt Bauman, sociólogo polônes que estuda o nossa época, a qual denomina Modernidade Líquida.

Em um de seus livros (Tempos Líquidos) Bauman traz uma ideia que no princípio me pareceu um pouco estranha, mas que depois de assimilada passei a vê-la no dia a dia de clientes e no meu próprio.

A ideia é a de que estamos trocando segurança por proteção.

Vamos a um exemplo.

Quando estamos nos relacionando com alguém é normal que nos sintamos inseguros e ciumentos em alguns momentos. E isso pode se tornar mais problemático quando se estende no tempo, ou a intensidade desta insegurança é muito alta.

O que Bauman traz para nossa reflexão é como estamos lidando com essa insegurança. Ao invés de nos cercarmos de fatos como: "Nós estamos juntos há mais de dois anos. Eu me sinto bem com ele. Temos muitas coisas em comum. Nos divertimos juntos." Buscamos no mundo exterior formas de nos mantermos seguros, então nós vigiamos o seu celular para saber com quem ele anda falando, verificamos seu Facebook para saber com quem ele tem amizade, vamos pegá-lo na saída do trabalho para garantir que ele não faça nada sem que eu fique sabendo, ou seja busco meios de cercar a pessoa amada.

Outro exemplo é a pessoa que se sente insegura no trabalho. Não sente que écapaz de lidar com o trabalho, mesmo tendo anos de experiência e por inúmeras vezes ter se mostrado capaz de contornar problemas, resolver questões complicadas e receber feedbacks positivos de seus gestores. Seguindo o mesmo raciocínio a pessoa busca cursos e mais cursos para continuar a se atualizar, lê todas as revistas que, assim como aquelas que trazem uma nova dieta milagrosa a cada semana, traz todas as novidades sobre o mundo trabalho e o que o profissional ideal deve ou não deve fazer. 

A segurança tem a ver com a construção de "pilares" internos que nos servirão de alicerces frente à uma dificuldade. Já a proteção tem a ver com fatores externos que eu tento controlar para manter a segurança, o que não será possível pois por mais criativos que sejamos não conseguiremos imaginar todas as situações possíveis e nem que tenhamos todo o tempo do mundo não conseguiríamos dar conta de manter tudo sob controle.

Essa situação nos joga numa roda de insegurança e ansiedade que nos faz adoecer e que é alimentada por ela mesma.

Poderia dar outros exemplos como no mundo do trabalho, ou acadêmico, onde estamos sempre buscando algo que está fora do nosso controle para nos sentirmos seguros.

 Como já disse em outro post (autoconhecimento) é preciso ter coragem de se perguntar pq estou tão inseguro? O que estou fazendo e o que posso fazer diferente? E por fim agir diferente.

Somos sim fruto dessa sociedade, mas por outro lado somos também os responsáveis por mudar ou manter aquilo que nos agrada ou desagrada.



Você poderá gostar também:





Autoconhecimento





Nenhum comentário:

Postar um comentário