quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Era da Perfeição



Lendo um livro e em discussões com meu terapeuta e com clientes meus me deparei com esta constatação.
Estamos na Era da Perfeição.

Temos que ser perfeitos em tudo o que fazemos, no trabalho, em casa, nos estudos, na forma como nos relacionamos, na forma como levamos a vida.

Se você costuma passar em frente à banca de jornais ou revistarias pelo menos uma vez por semana sabe do que estou falando, se não o faz ou ainda não sabe faça isso. Vá até uma banca de jornais e veja as capas das revistas, você vai encontrar manuais de como ter o corpo perfeito, o abdômen perfeito(para os homens), o bumbum perfeito (para as mulheres), como conseguir o emprego dos seus sonhos, como educar seus filhos para que sejam perfeitos, como ter um casamento feliz e assim vai.

Somos a todo momento bombardeados por este tipo de informação onde tudo o que importa é o resultado, sempre perfeito, ou melhor ainda ideal, por conta disso deixa-se de lado o processo para se chegar até lá, ou a qualquer lugar, o fracasso inclusive. Pequenas conquistas são obliteradas pelo brilho do sorriso daqueles que são os verdadeiros vencedores.

A jornada passa a ser apenas um empecilho ao sucesso, o caminho percorrido algo duro e injusto.

O  erro ou do fracasso inadmissíveis e portanto medo deste paralisante.

Temos muito o que dar ao mundo, à nossa comunidade, todos nós. O caminho não é fácil nem tranquilo, mas duvido que o tenha sido para alguém.

Se de alguma forma isso tudo faz sentido para você que está lendo este texto, aqui vão algumas perguntas. Que ideais são esses que você persegue? Por quem foram impostos? Será que você está tão mal quanto imagina que está? Olhe o quanto já conquistou e lembre-se ou pense no porquê desta jornada que você escolheu para você mesmo.

Um livro interessante que fala dessa questão do sucesso é  Fora de Série - Outliers - do jornalista Malcolm Gladwell. Ele discute essa ideia do sucesso por acaso, ou solitário. Leitura interessante para pensarmos sobre nosso tempo e outro que foi o que citei no começo do texto é O Homem a Procura de Si Mesmo - do psicólogo Rollo May.



Você poderá gostar também:



Por que adoramos o fim do mundo?








Autoconhecimento




4 comentários:

  1. Putz!

    Acabei de publicar um post sobre isso!

    Seria sincronicidade ou esse tipo de coisa não existe?

    Estava vendo umas fotos antigas, de 10-15 anos atrás!

    Saudades amigão!

    Abraços,

    D.

    ResponderExcluir
  2. É...para mim, são os conceitos nazi-facistas a serviço do capitalismo.

    ResponderExcluir
  3. Zeitgeist... a proposta é boa. Não precisa sair fazendo uma revolução com guerras e tudo o mais.
    Basta boicotar o governo, bancos e corporações sempre que der consistentemente, e iniciar programas sociais e ambientais relevantes. Mas tá fugindo do tema proposto aqui. Fica para uma outra session. Pode ser em casa se quiserem. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Tiago, estou adorando os seus textos. Sempre que dá começo uma polemica aqui na Holanda sobre esses assuntos... A perfeição que muitos brasileiros buscam estão todas presentes no dia-a-dia holandês. Este pais é em muitas coisa realmente perfeito, mesmo assim,o povo não tem sossego e estão sempre aperfeicoando a perfeição!As preocupaçòes em anseios dos brasileiro tb existem aqui. E com a mesma intensidade! O ser humano é igual no mundo todo. Parece que nunca estamos satisfeitos, mesmo quando tudo está perfeito.

    ResponderExcluir